quarta-feira, 28 de junho de 2023

Sobre concepção de afasias

 Hipótese psicanlitica emocional para o desenvolvimento do individuo 



Afasias como um divisor de águas

- afasia como um distúrbio da memória e da fala 
-afasia sensorial 
   (perda da linguagem)
          x
   afasia motora 
   (perda da linguagem)


-afasia de centro(Brocas)ou de vias de condução (Wernikie) - parafasias

(afasias de condução)

hipóteses sobre a afasia sem um fundo motor 


Palavras e associações são o caminho para o inconsciente , pois tem um sentido mais amplo do que é tido no amplo social exemplo: sig da palavra amor;



Objetos 

Táteis, visuais, e acústicos 
(formas de percepção sensorial)

Quando associamos a objetos , ou imagem , imagem escrita , temos a associação ao objeto , seja associação visual , auditiva ou motora, dentro da construcão que fazemos das construções visuais , táteis e acústicas, com associacões.

Freud trás sobre o porque da palavra ter que ter uma associação verbal a tal obejeto.
Através de atos falhos que podem ser pela associação da frequencia e associação de palavras com sílabas parecidas ou associações diversas de diversos formatos, de acordo com a a viviencia de cada pessoa.


inseparabilidade 


exemplo:  falar palavra laranja , com a associacão de mistura do vermelho com outras cores.


Os tipos de afasias


Símbolo verbal , representação verbal é a afasia verbal(compreender as palavras)
Assimbólicas(associar o nome ao obejto)
Agnósias (reconhecer o obejto em si).







Algumas doenças  fazem a pessoa não associar o objeto ou imagem a palavra por exemplo agnósia.



Vínculo da palavra com afeto e suas associações com as emoções do sujeito de forma que a palavra está cada vez m,ais ligada a sua forma de representar o sentimentos do indivíduos , e mostar o que esta no seu inconsciente.

Conclusão:



observações de minha própria associação a forma em que sempre vi ou ouvi sobre pessoas que têm crenças em sua maioria tinham uma recuperacão de suas formas de terapias e tratamentos muito melhores com percentual muito maior do que as pessoas sem nenhuma ou com indiferença a espiritualidade, até sendo algo pra outro momento ser discutido como algo básico e necessário para o ser humano.




Sendo assim cada vez mis reforçando a "cura pela palavra".


Sendo uma forma de até possivelmente associar a Bíblia Sagrada em que se pode ver em diversos versículos a cura pela palavra sendo dita de forma direta ou indireta através de formas que até quem não é religioso teria que reconhecer que de alguma forma a religião e a espiritualidade podem sempre estar trazendo uma forma de melhora para a pessoa ou sujeito e suas angústias através da fé.

E isso sai um pouco do assunto mas é uma forma de exemplificar antes mesmo de existir a psicanálise , a palavra e a fala de certa forma ou até mesmo diversas formas eram usadas na forma de alívio dos sintomas angustiantes de pessoas que se sentiam de certa forma "doentes ou angustiadas de alguma forma "
a fé e a espiritualidade trazem um benefício muito maior aos pacientes pelo fato de terem esperança a mais no tratamento e acreditarem na "cura pela palavra". sendo por associação direta ou indireta com sua religião ou crença. 







Lucas Vieira Martins 

palavras-chave: afasias, Freud, percepção, psicanálise, curapelapalavra, uninter, associação, neuropsicanálise

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se importar com a opinião alheia

  Não se importar com a opinião alheia é uma habilidade psicológica que pode ser treinada. Ela envolve três grandes áreas: autoestima, auto...